No final do século XIX, a moda dos ladrilhos hidráulicos tomou conta do mundo todo. Com padrões geométricos e coloridos, foram utilizados nas construções das casas mais simples às mais elaboradas, enfeitando cozinhas, varandas e outros cômodos. 


Considerados produtos centenários, os ladrilhos são fabricados artesanalmente, peça por peça. Também conhecidos como piso hidráulico ou azulejo hidráulico, o revestimento é feito à base de cimento.


Lentamente, o ladrilho hidráulico foi sendo substituído e caiu em desuso. A boa notícia para os saudosistas da beleza desse tipo de material é que a moda  com força total. 


Com as técnicas atuais, é possível utilizar adesivos com motivos hidráulicos e até portugueses para dar um toque todo especial à decoração de sua casa. Os desenhos representam formas geométricas, flores ou folhas. Os mais delicados utilizam um motivo que se repete e se propaga pelas peças.


Geralmente, os decoradores compõem seus desenhos simulando um tapete que recobre toda a sala, o que requer que as peças se adaptem perfeitamente às dimensões do piso, sem que seja preciso cortá-las. Também é comum que um motivo seja gerado pela combinação de dois, quatro ou seis ladrilhos diferentes.



Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.