O neoclássico é um estilo que prega a simplicidade e a discrição. Sua origem se deu no movimento neoclassicista, nascido na Europa em meados do século XVIII, em oposição aos excessos decorativistas e dramáticos do barroco.


A arquitetura e o mobiliário tornaram-se mais estruturais e despidos de aplicações, marcados por simetria, formas geométricas, colunas, frontões, molduras, folhagens estilizadas e símbolos da revolução, como a lança e a seta. Valorizando, sempre, a intimidade e o conforto.


Elementos do estilo neoclássico vêm pontuando momentos da história moderna e contemporânea. Hoje, nos interiores, pincelam ambientes atemporais e limpos, onde se contrapõem a móveis atuais ou compõem com peças de estilo mais rebuscado.


Ao adotar peças neoclássicas na decoração da casa, entretanto, é preciso cuidado, porque o estilo está longe de ser minimalista. Para não errar, o conselho é selecionar algumas peças clássicas e combiná-las com outras de linhas retas, simples e modernas, de forma a obter um conjunto harmônico, onde um objeto valoriza o outro.


Tons neutros, com algumas 'pitadas' de cores vivas também ajudam neste processo.


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.