Impedir que o barulho aconteça lá fora é impossível, mas o que podemos fazer para que estes incômodos não perturbem tanto nosso sossego no lar? Quando entramos numa sala de cinema ou teatro, parece que nem existe barulho lá fora. Ambientes como esses tem projeto acústico adequado para que o barulho externo não atrapalhe o espetáculo. Será que dentro de nossas residências estamos escolhendo os materiais corretos para que isso também ocorra?


Quando entramos em um imóvel vazio, mesmo quando falamos baixinho a nossa voz parece que duplica. Isto normalmente acontece pela presença de materiais duros (tijolo da parede, taco ou porcelanato do piso, laje ou forro de gesso no teto). O som da nossa voz “bate” nesses materiais e são refletidos várias vezes até ficar mais fraco e perder energia. Mas como o espaço está vazio, o som não encontra nenhum obstáculo, podendo ir e vir à vontade.

A primeira dica para isso não acontecer é vedar as janelas. Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo. Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e se as borrachinhas não estão desgastadas. Com o tempo, o material sofre desgaste e dificulta a vedação.


Outra dica é sbstituir persianas por cortinas ou instalar as duas opções juntas. A cortina grossa, quando fechada, não vai isolar de vez o som do lado de fora, mas ajudará a diminuir esse ruído de fundo, pois absorverá os ruídos que entrarem. Uma cortina como blackout é uma boa solução.

Por fim, se você tem sono leve e aquela televisão alta do quarto ao lado o incomoda, vale fazer um balanço na quantidade de materiais duros por outros que absorvam o som, como estofados, almofadas… Um ótimo aliado também é o painel para televisão. Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho.


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.