2014 é ano do centenário de nascimento do designer dinamarquês Hans J. Wegner, que trazia para cada criação a leveza das formas, os materiais naturais, a simplicidade estética e o acabamento primoroso. Ele era um apaixonado pela madeira e tinha rara sensibilidade para compreendê-la em todos os seus aspectos.


Ainda na adolescência, aprendeu os segredos da marcenaria com mestres artesãos no interior da Dinamarca. Foi assim que ganhou habilidade em técnicas tradicionais que aplicaria em sua longa e produtiva trajetória profissional como designer de mobiliário. Em meados da década de 1930, mudou-se para Copenhague, onde estudou arquitetura e artes. Considerado um dos nomes mais influentes da história do design, Hans Wegner está entre os responsáveis por elevar ao protagonismo o mobiliário moderno escandinavo no cenário mundial, a partir da segunda metade do século 20.


Quando inaugurou seu estúdio, em 1943, Hans Wegner, tido como rigoroso e perfeccionista, já exibia um profundo conhecimento em combinar antigas tradições de marcenaria com métodos tecnológicos inovadores. Desenvolvia em sua oficina quase todos os protótipos de peças, que equilibravam funcionalidade e conforto com silhuetas orgânicas e simples, em resposta às necessidades da vida moderna. Wegner encontrava inspiração também no desenho de cadeiras tradicionais das mais diversas culturas, buscando melhorar e refinar a qualidade artística e desvendar novas maneiras para a fabricação em massa.

Devido a sua infinita curiosidade em relação aos materiais e aos métodos de produção, o designer estava à frente do seu tempo, dando ao minimalismo uma suavidade natural e orgânica. 


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.